Empreendedor: a sua vida digital está organizada?

Olá meus caros. Nessa semana, eu ia começar a falar, mais especificamente do que no texto anterior, sobre a importância da identidade visual certa, de se ter um site bem feito. Mas acho que antes disso, temos que falar de algo ainda mais importante: a vida digital da sua empresa está toda certinha?

O motivo dessa pergunta é que venho recebendo, aqui na agência, não um, não dois, e nem três, mas vários empreendedores que querem um projeto de marketing, querem um site, um rebranding, mas quando a gente vai começar o projeto, a gente sempre é barrado pelas questões mais triviais, como acesso ao painel do site, saber a senha do registro br. São pequenas coisinhas que, se mantidas de forma bagunçada, vão dar dor de cabeça lá na frente.

Por isso eu resolvi compilar essas pequenas dicas que vão te ajudar muito a manter organizadas toda a sua vida na internet (e talvez até fora dela) daqui pra frente. Bora lá!

Se preocupe em ser o dono do seu domínio

É muito comum, especialmente quando terceirizamos o trabalho de construir nossas coisas digitais, nós transferirmos à agência contratada o trabalho de registrar o domínio do nosso site, seja no registro.br (a melhor forma de fazer) ou na empresa de hospedagem (não recomendo). Quando isso acontece, você deve sempre se lembrar de que aquele domínio deve ser registrado EM SEU NOME, de forma a pertencer a você e a ninguém mais. Muitos empreendedores não se preocupam em pedir o acesso ao painel do registro br, ou pior, não presta atenção em se o profissional contratado não está registrando o domínio em nome dele, o que faz DELE, E NÃO VOCÊ, o dono do endereço da sua empresa na internet. Nem precisaria dizer os motivos de por que isso é um problema, mas em termos leigos, significa que seu site vai morar  “de aluguel” para sempre. Já percebeu o problema? Imagina quando você quiser trocar o profissional que administra seu site. Você vai. O domínio fica! Atenção nisso.

Sempre tenha acesso ao painel do seu site

O que falei no ítem 1, vale aqui: o site é seu. É sua propriedade. É a casa da sua empresa na internet. Dessa forma, não faz nenhum sentido que apenas o caseiro (a agência que mantém o site) seja a única a ter acesso ao “imóvel”. De novo, parece básico, mas o que tem de empresário que chega aqui e quer fazer um redesign do site, e nem sabe como dar acesso ao painel à nova equipe, não é pouco. Sempre peça o login e senha do seu site (caso tenha), e sempre verifique se você é o usuário ADMINISTRADOR do site, de forma a manter controle total do site, e poder trocar de agência sempre que quiser.

Atenção ao contrato com a agência

Ainda no ítem site, lembre-se de prestar atenção ao contrato que você vai assinar com o seu prestador de serviços. Nunca faça um contrato de construção de sites, ligado a manutenção mensal do site. Prefira contratar a agência apenas para construir o site, e depois que o trabalho estiver pronto,e você estiver satisfeito com o produto final, faça outro contrato relativo apenas a manutenção do seu site. Oi? A importância disso? O que acontece se você ficar inadimplente? Todos nós, sofredores empreendedores brasileiros, estamos sujeitos a passar dificuldades financeiras na nossa jornada, e isso não é motivo nenhum para ficar com vergonha. O que ocorre é que às vezes o contrato de construção e manutenção dilui o valor da construção nas mensalidades da manutenção, o que significa que a agência pode tirar o produto do ar, se você atrasar uma mensalidade ou outra. Como eu disse acima, seja o dono e senhor do seu site.

Preste atenção na hora de digitar o domínio

Essa parece bem besta, mas já me aconteceu muito de o cliente ir sozinho registrar o domínio do site, e digitar errado, sem prestar atenção, e aí já era. Vai ter que pagar de novo para ter o certo. Aqui na IAP, nós fazemos o registro sempre em nome do cliente, com a anuência dele, de forma que ele sempre sai dono do domínio, e nosso time não está na correria, então eu te garanto que você, se deixar na nossa mão, não vai correr o risco de ser dono de um louge bar, ao invés de um LOUNGE BAR. 

O domínio não é o registro de marca

Não sou especialista em registro de marca. Para isso, a cada 15 dias, a sempre ótima Carmem Mosteiro dá dicas sobre todo esse conteúdo nesta coluna aqui. Recomendo para todo empreendedor que siga essa coluna com afinco. Mas tenha em mente isso: você registrar o domínio do seu site não te exime de fazer o registro da marca no INPI. Você só terá os direitos da marca, se fizer esse passo. Preste atenção nisso.

Acho que é isso. Sim, eu sei. Parecem dicas bestas. Mas esse bate papo aqui tem a proposta de trazer conteúdos baseados na realidade do que acontece aqui na agência. Assim, você vai evitar os erros mais comuns na jornada do empreendedor. Como sempre, e como o jabá é liberado, te convido a visitar o site da minha agência, clicando aqui, e conhecer todos os nossos serviços. Lembrando que a consultoria é grátis.

Esse foi o papo dessa semana. Esqueci alguma coisa? Deixe seus desafios como empreendedor aqui nos comentários, pra gente seguir conversando, e até daqui 15 dias, sempre às 21 horas. Abraço.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

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