Empreendedor: Todo mundo precisa de um site

Já diz o meu concorrente: todo mundo precisa de um site. Se você não conhece essa campanha, ótimo. Não sou eu quem vai fazer propaganda grátis pro meu concorrente, né? 

Mas a premissa é verdadeira, e no papo de hoje, você, meu caro empreendedor, você vai entender por que todo mundo precisa de um site.

Conforme a gente já conversou semana retrasada, a sua vida digital precisa estar organizada. Se você não leu, depois de ler esse texto, clica aqui e lê que tá bacana. Mas voltando.

Entre os principais elementos que denotam que a sua empresa está organizada, é séria e comprometida com a qualidade dos seus produtos, está o seu site. Não apenas um site, mas O SITE.

Muita gente acha que ter um site, hoje em dia, é desnecessário. Afinal, você pode facilmente abrir uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram, no Twitter, enfim, em alguma rede social que lançarem por aí. E o melhor de tudo: É GRÁTIS! Pra que eu vou ficar me dando ao trabalho de ter um site, que vai precisar de manutenção, de atualização, vai custar caro e eu posso ser roubado pela agência? Certo?

ERRADO. Em primeiro lugar, quando você não tem um site, você não tem um lugar só seu na internet. Lembre-se: a rede social não é sua. Você não determina quais são as políticas, o formato que pode postar, o tamanho dos vídeos, nada disso. Você, ao optar por manter apenas as redes sociais, está se colocando nas mãos do senhor Zuckerberg. E eu posso garantir que ele muda de ideia mais vezes que a sua namorada de TPM. 

E não. Não estou escrevendo esse texto para te vender meu produto. Mas se quiser comprar, fale comigo. A ideia desse espaço é justamente ajudar empreendedores a deslanchar seus negócios da maneira mais assertiva possível, de forma a ter mais gente no mercado e fazer a economia girar. Por isso, vamos desmistificar as suas objeções e te convencer a se mexer para colocar seu site no ar.

Ter um site custa muito caro

Na verdade, depende. Claro que, como todo produto, o valor para construir o seu site depende muito das necessidades do seu negócio, além do design e das ambições que você tem em mente. Mas você pode construir seu primeiro site de forma simples, com apenas uma página, que contenha seu nome, formas de contato, fotos do produto, etc. Não precisa ser nada muito elaborado, e portanto, também não precisa ser muito caro.

Mas é muito difícil manter um site

Que nada. Sim, você precisa manter seu site sempre atualizado, ainda mais se for feito com o WordPress ou similares, que é a melhor maneira de criar hoje em dia. Mas é coisa simples. Peça para a sua agência te ensinar como fazer as atualizações básicas, assim você não fica dependente dessa empresa e pode sempre manter tudo em dia.

Minha empresa é apenas local, então nem preciso de um site

Aí não, né? Mesmo que você esteja fazendo sucesso com as pessoas do entorno, lembre-se: a maior rua do mundo é a internet. Não desperdice o fluxo de pessoas que está navegando todo dia. Você quer mesmo ficar invisível para bilhões de pessoas?

Mas já tem muito site na internet. Não conseguiria chamar a atenção.

Sim. Existem milhões de sites na internet. Inclusive, do mesmo nicho que você. Mas se você não está lá, o seu concorrente está. E outra: no mundo físico, você é o único no seu segmento?

Mas eu já invisto no Instagram. Por que eu também perderia tempo investindo em um site?

Ora meu caro, porque o Instagram não é seu. Imagina que bacana é acordar e ver que o Instagram resolveu que você não segue as “diretrizes da comunidade”, seja lá o que seja isso, e simplesmente deixou a sua conta, aquela a qual você se dedica, faz dancinha, faz stories e tudo o mais, invisível para os usuários? Pois é. Isso aconteceu comigo. E enquanto eu resolvia o problema, o site estava funcionando normalmente. Veja abaixo:

Mas apenas ter o site não é garantia de venda

Correto. Claro que não. É fundamental, depois que seu site está todo construído, investir em tráfego pago para o seu site, de forma a gerar visitas e impulsionar os negócios. É muito melhor fazer isso, do que ficar turbinando postagens no Instagram. Vai por mim. 

Se o seu site tiver um bom trabalho de SEO, as pessoas já vão encontrá-lo na busca do google com mais facilidade, algo mais difícil se você tiver apenas o perfil no Instagram.

Para finalizar, eu quero deixar uma reflexão: se o McDonalds, a Apple, a C&A, o Cinemark, e qualquer outra empresa gigantesca e multinacional que você possa pensar,  possuem sites muito bem feitos, mesmo com a presença grande nas redes sociais, por que você acha que você não precisa? Investir em um site é aumentar a credibilidade do seu negócio, e posicionar direito a sua marca no mundo digital. 

Eu sempre falo: o site é a sua casa própria, é a sua loja no mundo digital. Você pode até usar as redes sociais como apoio, para “panfletar”, mas seu objetivo é sempre levar o seu potencial cliente para dentro do seu estabelecimento. Ou não?

Esse foi o papo dessa semana. Esqueci alguma coisa? Te desafio a me provar que você não precisa de um site. Deixe aqui embaixo, nos comentários.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

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