Muitas vezes, o empreendedor chega aqui na agência com apenas uma preocupação: vender! E claro, essa preocupação é legítima. Afinal, somos todos capitalistas malvadões, aqui, e queremos vendas. Mas você já parou pra pensar se a sua identidade visual está fazendo um bom trabalho para a imagem do seu negócio? Eu sei que não, então vamos discutir esse assunto.
Primeiramente, vamos tirar isso da frente. O que é identidade visual
A identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos visuais que a representa e a diferencia das outras. Isso inclui logotipo, cores, tipografia, padrões e elementos gráficos que juntos formam uma aparência única e reconhecível. Ela serve para transmitir a personalidade, valores e propósito da empresa de forma visual. Ela ajuda a criar uma conexão emocional com o público, facilita o reconhecimento da marca e contribui para a construção de uma imagem sólida e confiável.
Ah. Então é o logo, eu escuto você pensar. E sim, isso também. Mas não se trata apenas do logo. Aliás, parando pra pensar, talvez o logo seja o de menos nessa história. Não que não seja importante. É claro que é. Afinal, ele é o símbolo da sua empresa. Mas você precisa enxergar além do logo. Aliás, se você puder, você deve começar a enxergar antes do logo.
Veja, meu caro, antes de começar a pensar nos elementos gráficos da sua empresa, você deve ter em mente o que você faz, para quem você faz, e mais importante: para quem você quer vender. Quais são seus custos ao elaborar o seu produto? Que tipo de público tem potencial para comprar o seu produto? Todo esse processo, e mais uma porrada de coisas para o qual nós damos o nome de plano de negócios, vai ajudar e muito, aliás, vai sedimentar a base da comunicação do seu negócio.
A partir do momento que você conhece o seu público, é que você vai definir como que você quer ser visto por ele. Aí sim nós vamos criar os elementos que vão compor a identidade visual da sua empresa.
Mas como a identidade visual impacta as minhas vendas?
Vamos fazer um exercício: feche os olhos (após ler esse parágrafo l, obviamente, e vamos nos lembrar da marca de chocolate Ferrero Rocher. Você se lembra quais são as cores das embalagens? Dourado, com marrom escuro. O dourado traz a ideia de sofisticação, de elegância, de preciosidade. O marrom, quando bem aplicado, acrescenta um toque de elegância.
Agora vamos, ainda de olhos fechados, nós lembrar da caixa de bombons da Garoto. Quais são as cores do produto? Vermelho e amarelo. São cores fortes e chamativas, que apelam mais para o sentido que para a elegância. Agora: qual desses produtos é mais caro?
Entendeu o tamanho do problema que você tem quando não pára para pensar na identidade visual do seu produto?
Além do preço, a identidade visual é essencial para que seu produto possa ser identificado, ao lado de tantos concorrentes nas prateleiras, na internet etc. Ao fazer uma pesquisa de mercado, para, por exemplo, a embalagem do seu produto, procure saber quais são os elementos mais comuns que seus concorrentes estão fazendo, não apenas para poder se adequar às melhores práticas do seu nicho, mas, principalmente, para você acrescentar um algo a mais, mais cores, ou algum outro elemento que possa te destacar de todos os seus concorrentes e, aí sim, alavancar as suas vendas.
E, além disso, uma identidade visual bem pensada vai ajudar seu produto ou a sua marca a se tornar marcante, a gerar impacto visual no público, de forma que vai facilitar a assimilação da marca e aumentar as chances de quem viu alguma propaganda sua se lembrar e se tornar seu cliente.
Claro, esse texto é só um bate papo. Existem muito mais aspectos e elementos a se pensar quando o assunto é a identidade visual da marca. E lembrando também que, mesmo com a identidade visual feita e bem planejada e executada, você ainda tem que fazer branding, ou seja, aplicar essa identidade na sua comunicação. Mas isso é papo para outro dia.
E como sempre, chegou o momento merchan: se você tem uma empresa e quer dar um tapa na identidade visual dela, me convide para tomar um café. A gente bate um papo sobre as necessidades da sua empresa e tenho certeza que vai ser.bem produtivo. Para conhecer o trabalho da minha agência, clique aqui.
Esse foi o papo dessa semana. Esqueci alguma coisa? Te desafio a me provar que você não precisa de um site. Deixe aqui embaixo, nos comentários.
Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.